Realizada etapa municipal da Conferência Nacional Popular de Educação

Etapa estadual acontece no próximo final de semana

Na última quinta-feira,1º de março aconteceu na Universidade de Passo Fundo a etapa municipal da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) convocou a CONAPE como estratégia para manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE). A Conferência teve como objetivo elaborar plataformas de resistência ao desmonte promovido pelo governo federal na área da educação, monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do Plano Nacional de Educação.

A CONAPE é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais preocupadas com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos, numa reafirmação do compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. A atividade contou com a presença de professores, profissionais da educação, sindicatos, movimentos sociais e comunitários e demais membros da sociedade civil. 

Após a aprovação do regimento que rege a CONAPE painel temático abordou o tema “Cenários educacionais: em defesa dos Planos de Educação” e contou com a presença dos professores Celso Stefanoski e Ionara Soveral Scalabrin. Nos eixos temáticos, os participantes discutiram sobre instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática, participação popular e controle social; educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio-ambiente, saúde e inovação; valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

As professoras da rede municipal que estão paralisando as atividades por meio período desde a última terça (27), estiveram presentes e denunciaram o atraso de mais de cinco anos das promoções das docentes da Educação Infantil. Ao término do dia de atividades, foram eleitos os delegados que representarão a cidade na etapa estadual da Conape, a ser realizada nos próximos dias 9 e 10, em Porto Alegre.

Ainda foi aprovada por unanimidade, uma nota de repúdio aos posicionamentos dos vereadores Mateus Wesp e Ronaldo Rosa que desrespeitam e desconsideram o processo democrático de construção e implementação do Plano Municipal de Educação.

Galeria de Fotos