UM ANO DE MUITAS LUTAS!

   O ano de 2017 foi marcado por muitas lutas, mobilizações, discussões e resistência dos trabalhadores contra o ataque dos partidos políticos conservadores, com o apoio da mídia e do judiciário contra os direitos básicos e liberdade da classe trabalhadora. O movimento sindical em conjunto com os demais movimentos sociais demonstrou o papel importante que tem desempenhado na construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. O SINTEE NORTE RS marcou presença em todas as lutas de resistência contra o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários, sobretudo, lutou pela garantia da educação, da saúde, dos projetos sociais, da distribuição de renda e oportunidades para toda sociedade brasileira, principalmente aos mais necessitados.  

   Finalizamos o ano de 2017 com conquistas importantes para nossa categoria, conseguimos renovar todos os acordos coletivos de trabalho para mais dois anos, com benefícios, que vão além das conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT, no mesmo tempo em que ampliamos o número de instituições com acordos coletivos que ampliam os direitos e benefícios aos trabalhadores. Hoje para aproximadamente 80% (oitenta por cento) dos trabalhadores da nossa categoria, o SINTEE NORTE RS garantiu o direito ao recesso de final de ano, – o recesso varia de 7 a 14 dias de dispensa remunerada – esses dias não podem ser descontados do salário ou do período de férias, e nem compensados no Banco de Horas. As instituições que já aderiram a esse acordo, UPF, URI, IMED, Medianeira de Soledade, Barão de Erechim, FABE e Gabriel Taborim de Marau, IE de Tapejara e para fechar o ano assinamos acordo com o Bom Conselho, a Rede Notre Dame  e o Circulo Operário.

   Mas vamos além do recesso de final de ano, uma das principais bandeiras dos últimos anos na mesa de negociação com a patronal tem sido o vale alimentação, hoje para aproximadamente 60% (sessenta por cento) da nossa categoria isso já é realidade. Também os acordos coletivos firmados entre instituições e o SINTEE NORTE RS garantem, direito aos descontos nas mensalidades para o segundo curso de graduação, para especialização, mestrado e doutorado; plano de saúde familiar; plano odontológico; plano de carreira; seguro de vida; auxílio educação para os trabalhadores; 14º salário ao retorno das férias; padronização da carga horária de 44h para 40h semanais, sem redução de salário e direitos conquistados, esse benefícios variam entre instituições.

Na última assembleia do ano, no dia 14/12, no auditório da FEAC/UPF, o reconhecimento da categoria ao esforço do sindicato na representação de fato dos anseios dos trabalhadores, traduziu-se pela presença de mais de 500 trabalhadores apoiando o sindicato e, construindo uma pauta de reivindicações a ser negociada com o sindicato patronal.

Para um ano de intenso ataque da direita conservadora aos direitos trabalhistas e direitos sociais, não paramos e não deixamos de lutar, somente com a organização e a união da classe trabalhadora poderemos resistir ao ataque dos exploradores, defender nossos direitos e conquistar melhores condições de trabalho e vida para todos.

Um feliz 2018

Muitas lutas, organização e conquistas.

SINTEE NORTE RS

Sindicato em Ação.