FETEESUL REÚNE SISTEMA DIRETIVO PARA IMPORTANTES AVALIAÇÕES E PLANEJAMENTOS

O sistema diretivo da FeteeSul esteve reunido durante o sábado (16), na Casa de Eventos dos Capuchinhos, em Porto Alegre, para um profundo momento de análises e avaliações. Numa composição plural de representantes dos professores e técnicos administrativos do Ensino Privado do RS e SC, marcaram presença os dirigentes dos 10 sindicatos federados.

No evento, foram discutidas questões referentes a conjuntura política, econômica e social do país e da classe trabalhadora, o processo de negociações coletivas de trabalho, que encerrou neste mês, a sustentação financeira da entidade e o planejamento de ações fortalecidas pelo debate coletivo.

Análise da conjuntura nacional e sindical

O debate sobre o atual panorama político nacional e os desafios do movimento sindical para os próximos períodos teve como ponto de partida o golpe e todas as suas consequências para a classe trabalhadora e o povo brasileiro. A partir disso, buscou-se refletir sobre formas de atuação sindical que destaquem aos trabalhadores a necessidade de mudança política a partir da perspectiva da defesa dos direitos. É como explicam na entrevista a seguir o coordenador-geral da FeteeSul, Celso Woyciechowsk, o Coordenador-Geral do Sinpro Noroeste, Valdir Graniel Kinn, e o presidente do Sinpronorte, Lourivaldo Rohling Schuler.

Avaliação das negociações coletivas 

A reunião do sistema diretivo da FeteeSul também foi momento de avaliação e planejamentos de ações da federação, com destaque para processo de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho de 2018 dos professores e dos técnicos e administrativos do Ensino Privado do RS e SC. Foram mais de e dois meses de reuniões entre os sindicatos dos trabalhadores e os representantes patronais, num dos processos mais combativos e difíceis dos últimos anos, o primeiro sob a nova lei trabalhista.

Sustentação financeira e Congresso da FeteeSul

Por fim, foi pautado o planejamento das ações para o próximo período, com destaque ao imprescindível tema da sustentação financeira da federação. Ficou definida a construção de formas definidas a partir da decisão das assembleias soberanas dos trabalhadores, culminando na realização do Congresso de FeteeSul, marcado para acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro deste ano. 

Confira mais em: http://feteesul.org.br/?pag=noticia&noti_id=956